Lojista e o novo consumidor

Você lojista já se perguntou por que uma pessoa acorda, se arruma, pega o carro, acha uma vaga para estacionar e gasta o tempo dela para ir até a sua loja?

Ela quer um produto??? Será? Qualquer produto hoje está a distancia de um click. Sem sair de casa, sem ter que se arrumar, sem pegar o carro, sem ter que achar uma vaga para estacionar, sem ter que encarar atendentes mal humoradas, enfim…será que este cliente esta buscando somente um produto?

Com certeza ele busca por uma experiência de compra muito além do produto, com aventura, exploração, descobertas e muitas surpresas agradáveis.

Este processo de experiência de compra vem sendo modificado através dos tempos e precisamos acompanhar estas mudanças.

Lembro-me quando mais nova, que as compras da minha família para a nossa casa tanto alimentícia como roupas, eletrodomésticos, eram feitas no bairro em que morávamos. A relação de confiança era entre o comprador e o vendedor sempre muito conhecido, não era com a marca, com o espaço físico da loja.

Com o tempo surgiram os supermercados, as lojas de rede, os shoppings centers e as pessoas passaram a desloca-se para consumir. A relação de confiança passou da relação entre pessoas conhecidas para ser estabelecida entre o comprador e uma marca. As lojinhas de bairro foram sumindo, infelizmente!

Desta forma o universo criado pelas marca foi fundamental para estabelecer esta relação de confiança. As experiências sensoriais através dos cheiros, luzes, cores, texturas, mobiliário apropriado entre tantos detalhes trazem ao consumidor uma experiência de compra inesquecível.

Este novo consumidor é insaciável, quando temos uma tendência de consumo atendida já está em busca da próxima. Cada dia mais é preciso surpreender e inovar.

É incrível o poder destas ações de experiência de compra no ponto de venda, quando estes projetos são pensados com foco na satisfação plena do cliente trazem experiências não somente com relação à compra e venda, mas experiências humanas marcantes, transformadoras e inesquecíveis.

Hoje percebo certo resgate nesta experiência de compra, principalmente aqui no interior, onde mesclamos as ferramentas do visual merchandising e a confiança em marcas com a compra através da confiança no relacionamento. Mas não se engane, atualize-se e lembre-se que este novo consumidor não vai contentar-se com pouco! Prepare-se e prepare a sua loja para atendê-lo!

Veja na galeria abaixo, algumas idéias que encantam.

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